A primeira vestimenta usada pela humanidade era feita em couro curtido e é datada de cerca de três mil anos A. C. De lá pra cá a matéria prima é reconhecida como produto de alto padrão de qualidade e por isso conquistou espaço na moda e na decoração. Porém em seu processo de beneficiamento são utilizados metais pesados, pricipalmente o cromo, substâncias nocivas ao meio ambiente.
Foi para aliar produção e sustentabilidade que surgiu o couro ecólogico, um produto feito da pele de animais, especialmente bovinos, mas também de couros alternativos, como os de peixes (pescada, dourado e tilápia) e rãs. A grande diferença deste tipo de produto para o couro convencional está no processo de curtimento: em sua fabricação são utilizadas substâncias alternativas, como os taninos vegetais, seguindo as normas de respeito à natureza. Portanto, o couro ecológico, é um couro animal cujo curtimento é isento de aditivos poluentes ao meio ambiente e nocivos ao ser humano.
Mas isso não é tudo: o couro ecológico é mais macio e maleável, ideal para a fabricação de roupas. Nós, da Lugage levantamos a bandeira da preocupação com o meio ambiente, por isso combinar moda com desenvolvimento sustentável é mais do que um desafio em nosso dia a dia. Ainda está em dúvidas sobre em que investir na hora de comprar peças em couro?
Cris, é sempre bom lembrar que muitas lojas chamam o couro sintético de couro ecológico. Ou seja, produtos feitos de um material plástico que imita o couro e que tem um valor bem menor.
É sempre bom estar antanada para não ser enganada.